Questões
- Será que tudo o que é tecnicamente realizável é eticamente aceitável?
A resposta é claramente NÃO. A ciência e a tecnologia mudaram o mundo e nenhuma sociedade foi tão evoluída e modernizada como a nossa. Mas toda essa evolução e progresso que se traduziram numa melhoria significativa da qualidade de vida para a maioria da humanidade, não tem apenas aspetos positivos.
A sociedade como um todo tem que impor limites ao desenvolvimento da ciência, pois o que outrora, se pensava impossível de realizar, hoje tornou-se o realizável. E certos princípios e valores éticos devem permanecer respeitados, pois o seu desrespeito iria dar origem a violação de normas que a maioria tem como moralmente aceitáveis.
- Será que a Filosofia não pode desempenhar qualquer papel na construção de uma ética de responsabilidade e da educação para a cidadania?
Quando a Filosofia é vista como uma necessidade humana básica, torna-se evidente que esta desempenha um papel crucial na construção de uma ética responsável bem como na educação para a cidadania.
A resolução de problemas tornou-se no nosso quotidiano uma necessidade constante, e a atividade filosófica permite-nos desenvolver a nossa capacidade de reflexão, a nossa capacidade de investigação, de sentido crítico, de criatividade, de pensamento próprio e de autointerrogação, que são todas ferramentas que nos permitem desempenhar um papel mais ativo e consciente em questões como a educação para a cidadania e a construção de uma ética responsável.
- Será que a ética ecológica e a ética solidária são supérfluas ?
Considerar que a ética solidaria e a ética ecológica são supérfluas, é o mesmo que considerar que problemas como o aquecimento global, ou a diminuição da camada do ozono e a crescente demanda por energia são supérfluos. Então a resposta é evidentemente NÃO. Não é possível que os maiores desafios que a humanidade enfrenta na atualidade sejam considerados supérfluos, se eles dizem respeito a continuidade da humanidade como a conhecemos.
A ética ecológica que esta intimamente relacionada com a Educação para o Ambiente são valores que estão a ser transmitidos, agora, as gerações recentes e que resultam do processo de aprendizagem dos erros cometidos pelas gerações passadas. Sendo esses valores éticos fundamentais para se assegurar um futuro limpo e sustentável para as gerações vindouras.
- Será que cada indivíduo, enquanto ser singular, tem o dever moral de participar ativamente na resolução dos problemas do mundo atual?
A sociedade é constituída por todos os indivíduos, então as pessoas que constituem este grupo e tu que estas a ler este blogue, enquanto seres únicos e singulares que fazemos parte da sociedade em que vivemos temos a obrigação moral de estar conscientes e informados sobre o que se passa a nossa volta para então exercermos o nosso dever moral de forma responsável, porque tu tens o direito e o dever da participar na sociedade em que vives, para nunca deixar de forma alguma que tomem decisões por ti.
Comentários
Não foram encontrados comentários.