Surgimento da Terceira Revolução Industrial

 

A Terceira Revolução Industrial teve início em meados da década de 40, após o fim da Segunda Guerra Mundial, prolongando-se até aos dias de hoje. Esta etapa da revolução industrial teve a liderança e o pioneirismo dos Estados Unidos da América, que reforçou a sua posição a nível mundial e tornou-se a grande potência económica deste período.

A Revolução Tecnocientífica também assim designada veio contribuir em grande escala para o desenvolvimento da atividade industrial que passou a aplicar tecnologia de vanguarda em todas as suas etapas produtivas.

 

 

 

 

Principais inovações que deram origem e marcaram o início de uma nova era Industrial:

  • Utilização de novas fontes de energia, como a energia nuclear e as energias renováveis e antigas, como petróleo, carvão e gás natural;

 

  • A partir da década de 90 verificou-se o início das preocupações ambientais, e começou-se a reduzir o uso das fontes de energia poluidoras e aumentou-se o uso de energias mais “limpas”.

 

  • -Uso crescente de recursos informáticos nos processos de produção industrial, sendo a Robótica um ótimo exemplo.
     
  • Diminuição crescente do emprego de mão-de-obra humana (principalmente do trabalho braçal), sendo substituído por máquinas, sistemas automatizados, computadores e robôs industriais.
     
  • Uso de tecnologias no processo de produção, visando diminuir os custos e o tempo de produção.
     
  • Aumento dos direitos dos trabalhadores.
     
  • Início da era da Globalização, onde há a produção de produtos com peças fabricadas em várias partes do mundo.
     
  • Desenvolvimento da Biotecnologia, ampliando a produção da indústria de medicamentos e melhorando a sua qualidade e eficiência;
     
  • Surgimento, na década de 70, de novas potências industriais e econômicas como, por exemplo, Alemanha e Japão. Neste cenário, já na década de 1990, aparece a China.
     
  • Massificação dos produtos tecnológicos, ligados aos meios de comunicação e Internet, no começo do século XXI, tendo como exemplos os telemóveis, computadores pessoais, notebooks, tablets e smartphones.
     
  • Aumento da consciência ambiental, a partir da década de 80, por grande parte das indústrias, que passam a desenvolver processos produtivos sem ou com baixo impacto ambiental. 

 

 

 

Em suma, as atividades que se vieram desenvolver com esta terceira etapa da revolução industrial estão diretamente interligadas à produção de computadores, softwares, a microeletrônica, chips, transístores, circuitos eletrônicos, além da robótica, telecomunicações, biotecnologia, internet, informática no geral e muitas outras inovações.

Realçando, assim, que todas estas inovações vieram contribuir para o melhoramento e desenvolvimento das sociedades atuais, estando inteiramente dependentes destas e sem as quais nenhuma sociedade moderna poderia sobreviver.

 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário