Energias Renováveis

 

A energia renovável é a energia obtida de fontes naturais capazes de se reutilizar, e praticamente inesgotável ao contrário dos recursos não renováveis. Fazem parte desse tipo de energia, a energia solar, energia eólica, energia das marés, biomassa e biogás.

 

 

 

  • Energia Eólica

A energia eólica consiste na transformação do vento em energia elétrica. Não provoca poluição ambiental, mas provoca poluição sonora e causa grandes mudanças nas paisagens.

      Desvantagens:

  1. O equipamento é caro de se manter;
  2. Altamente dependente do clima;
  3. Pode afectar pássaros e colocá-los em perigo. 

 

 

 

 

  • Energia Solar

Os raios solares são captados por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformados em energia elétrica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água através de coletores solares.

 

 

Desvantagens:

  1. Está limitado às áreas do globo que recebem bastante radiação solar;
  2. Requer materiais especiais para que os painéis e colectores não afectem o meio ambiente. 

 

 

 

  • Energia das Marés

A deslocação das águas do mar é outra fonte de energia renovável. Quando a maré enche, a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem, produzindo assim energia eléctrica.

 

 

Desvantagens:

  1. Os custos de instalação são bastante elevados;
  2. Só é produzida energia enquanto existir um desnível entre os níveis de água que se encontram nas partes superior e inferior do muro da barragem;
  3. Só podem ser instaladas centrais para a produção de electricidade a partir desta energia em locais que respondam às necessidades geomorfológicas necessárias para a mesma e que possuam um  desnível entre marés bastante elevado (cerca de 5,5m);
  4. A sua construção pode acarretar grandes impactos ambientais devido à criação da albufeira.

 

 

  • Biomassa

A Biomassa é uma fonte de energia, derivada dos produtos da floresta, resíduos da indústria da madeira, resíduos de culturas agrícolas, e também de produtos recicláveis.

 

 

 

Desvantagens:

  1. Menor poder calorífico;
  2. Maior libertação de poluentes para a atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para equipamentos para remoção de substancias poluentes;
  3. Dificuldades armazenamento.

 

 

 

  • Energia Geotérmica

A energia Geotérmica consiste em aproveitar a energia do calor da terra. Esta energia resulta da abundância de calor das camadas mais profundas e da radioactividade natural das rochas.

 

 

 

Desvantagens:

  1. Energia de baixo rendimento;
  2. Energia que está limitada a zonas de actividade tectónica;
  3. Libertação de gases para atmosfera, como o sulfureto de hidrogénio e o dióxido de carbono, que são poluentes e corrosivos.

 

 

 

  • Biogás

O Biogás é o resultado da decomposição de material orgânico. Da decomposição libertam-se gases que podem ser queimados. Esta energia é principalmente utilizada em combustíveis de aquecimento e produção de eletricidade. É inesgotável, mas poluente.

 

 

 

Desvantagens:

  • A quantidade de energia gerada pelo biogás não é constante, variando ao longo do período de produção;

 

 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário