Impactos positivos no ambiente e na sociedade
Em seguida iremos analisar cuidadosamente todos os impactos positivos e negativos, quer no ambiente quer na sociedade que a produção da energia nuclear pode trazer.
Se todas as energias, quer renováveis quer não renováveis têm as suas vantagens e desvantagens, a energia nuclear não é diferente e neste caso a polémica e controvérsia que rodeia este tipo de energia e muito maior. Pois se por um lado esta energia é considerada barata e limpa, pois não emite para a atmosfera nenhum gás poluente e segura pois os seus riscos podem ser prevenidos, e é uma energia tecnologicamente bem desenvolvida.
Por outro lado podem ser apresentados alguns contra-argumentos para a não utilização desta energia, como os damos causados à saúde humana e ao ambiente em caso de acidente nuclear, ou outras formas de utilização da energia nuclear como são as bombas atómicas.
Agora, iremos abordar os impactos positivos desta energia, tentando abranger as mais diversas áreas:
- A energia nuclear não produz gases que contribuem para o aumento do efeito de estufa, chuvas ácidas, poluição e diminuição da camada do ozono.
- Não emite metais pesados como o arsénio, mercúrio, chumbo, cádmio que são prejudiciais para a saúde.
- A energia nuclear permite a produção de grande quantidade de energia num espaço físico relativamente pequeno como o que é ocupado por uma central nuclear, quando comparado por exemplo com o espaço necessário para a implantação de uma central hidroelétrica.
- O combustível utilizado numa central nuclear é maioritariamente o urânio que é abundante e barato.

-
- Para se ter uma ideia da potencialidade energética de uma central nuclear, uma determinada quantidade de urânio é capaz de produzir uma quantidade de energia três milhões de vezes superior a energia libertada pela mesma quantidade de carvão.

-
- Ao contrário das energias renováveis, como a energia solar e a energia eólica, a energia nuclear não depende das condições climáticas, ou seja, é independente dos fatores climáticos, sendo por isso uma fonte de energia contínua.
- Para além disto, o risco de transporte do combustível nuclear é substancialmente menor comparado com combustíveis, como o gás natural e o petróleo usados em centrais termoelétricas.


Comentários
Não foram encontrados comentários.