Energia Nuclear
Energia nuclear é a energia libertada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atómicos. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa segundo a qual, durante reações nucleares, ocorre transformação de massa em energia. A tecnologia nuclear tem como uma das suas finalidades gerar eletricidade. Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, e assim movimentar um turbogerador. A reação nuclear pode acontecer controladamente num reator de uma central nuclear ou descontroladamente numa bomba atómica.
Existem dois tipos de recursos energéticos utilizados para produzir energia nuclear: o urânio e o tório, dois minérios radioativos, embora seja o urânio o mais utilizado e conhecido, devido as reservas de urânio serem abundantes, o que não se põe em causa o seu esgotamento a curto – médio prazo. O urânio é utilizado como combustível nos reatores nucleares, sob a forma de óxido, de liga metálica, ou ainda, de carboneto. Certos reatores utilizam o urânio natural, mas a grande maioria, como o caso dos reatores moderados e arrefecidos com água normal, que equipam mais de dois terços das centrais nucleares usam como combustível, utilizam o urânio enriquecido.
A este processo de extrair energia contida nos átomos e que ocorre dentro de um reator nuclear de forma controlada chama-se fissão nuclear. A fissão nuclear foi descoberta em Janeiro de 1939 pelos químicos Otto Hahn e Fritz Strassmann, e a primeira reação em cadeia foi realizada em dezembro de 1942 num reator(Chicago Pile 1), no decorrer do projeto Manhattan com a finalidade de construir a primeira bomba atômica.
Antes de tratarmos os impactos positivos da energia nuclear na produção de eletricidade numa central nuclear. E importante focar os benefícios que esta energia traz diretamente para o Homem. Pois todos os dias novas técnicas nucleares são desenvolvidas em os mais variados campos da atividade humana, possibilitando assim a realização de tarefas que até a pouco tempo eram impossíveis de realizar pelos métodos convencionais.
Os isótopos radioativos ou radioisótopos, devido a sua propriedade radioativa tem varias usos e aplicações úteis para o Homem. Estas radiações podem atravessar a matéria ou ser absorvidas por ela, possibilitando deste modo múltiplas aplicações.
Uma dessas aplicações é a destruição de células ou micro-organismos nocivos para o ser humano, pela absorção da energia da radiação por essas células ou organismos. Esta aplicação da energia nuclear é utilizada na chamada Medicina Nuclear.
Outros campos de aplicações da energia nuclear são: o Meio Ambiente, a Medicina, a Industria em geral e na Industria Farmacêutica.
Comentários
Não foram encontrados comentários.